top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosângela Godo

Como os Meridianos da Acupuntura ajudam no processo de cura?

Atualizado: 15 de ago. de 2021


Recentemente um grupo de pesquisadores coreanos redescobriu estruturas anatômicas microscópicas semelhantes a fios que correspondem ao layout dos meridianos ou canais de acupuntura tradicionais. Os canais de acupuntura não são mais linhas imaginárias, mas estruturas anatômicas específicas que, até agora, não foram reconhecidas pelas teorias atuais da anatomia. Esses canais foram encontrados dentro dos vasos sanguíneos e linfáticos e também formam redes que cobrem os órgãos internos.


São canais por onde circula nossa energia interna (eletricidade) o cientista norte-coreano Kim Bong-Han descobriu os meridianos no início de 1960.


Essa foto mostra um estudo publicado no Journal of Electron Spectroscopy and Related Phenomena, os pesquisadores usaram tomografia computadorizada por contraste com a radiação incidente em ambos os pontos, os de não-acupuntura e os pontos de acupuntura. As tomografias revelaram distinções claras entre os pontos de não-acupuntura e os pontos de acupuntura das estruturas anatômicas. Os cientistas injetaram um corante especial que coloriu os meridianos


Os canais são chamados de canais Bonghan em homenagem a Kim Bong-Han, um norte-coreano que publicou artigos descrevendo-os na década de 1960, uma década antes de a acupuntura ser apresentada ao público americano.


O Dr. Kim Bong-Han comprovou que estruturas tubulares existiam dentro e fora dos vasos sanguíneos e vasos linfáticos, bem como sobre a superfície dos órgãos internos e sob a derme, foram chamados de canais Bonghan após a sua pesquisa.


Embora suas descobertas tenham sido confirmadas pelos pesquisadores japoneses Fujiwara e Yu em 1967, seu trabalho foi desconsiderado por outros cientistas porque ele nunca revelou sua fórmula para o corante de coloração que revelava essas estruturas.


Quase 40 anos depois, as descobertas de Kim foram confirmadas por uma variedade de estudos com ratos, coelhos e porcos. Fotografias de estéreo microscópio e imagens de microscopia eletrônica de transmissão nos documentos de pesquisa mostram conjuntos de estruturas tubulares de 30 a 100 μm de largura (os glóbulos vermelhos têm 6-8 μm de diâmetro).


Aparentemente, essas estruturas permaneceram desconhecidas por tanto tempo porque são quase transparentes e tão finas que dificilmente são visíveis com microscópios cirúrgicos de baixa ampliação. Também são facilmente confundidos com a fibrina, que coagula e obscurece essas estruturas quando há sangramento nos tecidos dissecados. Agora que foram redescobertos, os pesquisadores estão investigando sua composição e função.


Pode haver uma ligação entre os meridianos, energia e as informações transmitidas pelo DNA. Essa energia parada gera doenças e quando os meridianos são acionados a energia volta a circular promovendo a auto cura e alterando os genes defeituosos.

Também são visíveis nas fotografias pequenos grânulos de DNA ou micro células com cerca de 1-2 μm de diâmetro que contêm material cromossômico altamente reativo a manchas de anticorpos de células-tronco. Quando essas células foram isoladas e induzidas a se diferenciar, elas cresceram em células de todas as três camadas germinativas. Essas podem ser a fonte natural de células-tronco adultas pluripotentes em nosso corpo, com potencial para se desenvolver em qualquer célula do corpo.


Elas contêm um líquido que flui que inclui o ácido hialurônico abundante, uma substância que amortece e lubrifica as articulações, dos olhos, da pele e até mesmo válvulas cardíacas.


Pesquisadores russos em 1991 no Instituto de Medicina Clínica e Experimental em Novosibirsk, na URSS, em um projeto de pesquisa com duração de vários anos, descobriram como o corpo humano conduz a luz. Eles descobriram que a luz conduzindo a capacidade do corpo humano só existe ao longo dos meridianos, e pode entrar e sair somente ao longo dos pontos de acupuntura.


Esta descoberta foi confirmada por um estudo de 1992 no Journal of Traditional Chinese Medicine e um estudo de 2005 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, onde a moxabustão e a termografia infravermelha foram usadas para rastrear as vias dos meridianos.


Dr. Kaznachejew, um professor de física disse:


“Isto parece provar que temos um sistema de luz transferal em nosso corpo como fibra óptica.

Afigura-se que a luz pode viajar, mesmo quando o canal de luz é dobrado ou totalmente torcido. A luz parece ser refletida a partir da superfície interna, e parece se movimentar em algum tipo de ziguezague. “Pode-se explicar esta teoria tradicional eletromagnética através da luz usada em comunicações de fibra óptica.”


O que os canais de Bong Han tem a ver com a EFT?

A EFT usa oito meridianos principais e conduz o corpo a autocura. O estímulo manual com leves toques restabelece equilíbrio (homeostase) em diversos órgãos do corpo humano, inclusive no cérebro.


Estudos revelam o processo e todo o mecanismo físico pelos quais a EFT torna possíveis excelentes e impressionantes resultados já na primeira sessão.


Fontes de pesquisa:

  • Johng HM, Yoo JS, Yoon TJ, et al. Uso de nanopartículas magnéticas para visualizar estruturas filiformes dentro dos vasos linfáticos de ratos. Evid Based Complement Alternat Med . Março de 2007; 4 (1): 77-82.

  • Shin HS, Johng HM, Lee BC, et al. Estudo da reação de Feulgen de novas estruturas filiformes (dutos de Bonghan) nas superfícies de órgãos de mamíferos. Anat Rec . 2005; 284B: 35-40.

  • Fujiwara S, Yu SB. Estudos morfológicos da teoria de Bonghan. Igaku no Ayumi . 1967; 60: 567-77.

  • Soh KS. Duto de Bonghan e meridiano de acupuntura como canal óptico do biofóton. Jornal da Sociedade Física Coreana . Novembro de 2004; 45 (5): 1196-8.

  • Pankratov S. Meridians conduz a luz. Raum e Zeit .

  • Schlebusch KP, Walburg MO, Popp FA. A biofotônica na faixa espectral do infravermelho revela a estrutura dos meridianos de acupuntura do corpo. J Altern Complement Med . 01 de fevereiro de 2005 (1): 171-3.

  • Yan Z, Chi Y, Wang P, et al. Estudos sobre a luminescência de canais em ratos e sua lei de alterações com "síndromes" e tratamento de acupuntura e moxabustão. J Tradit Chin Med . Dezembro de 1992; 12 (4): 283-7.

  • Shang C. O mecanismo da acupuntura - além da teoria neuro-humoral. 1989




17 visualizações0 comentário
bottom of page