Buscar
  • Rosângela Godo

Porque o processo de mudança que queremos em nossas vidas é tão difícil?

"Entenda como esse processo funciona e obtenha os resultados que deseja".

Seja adquirir um novo hábito como por exemplo: ir a academia, praticar um esporte novo, uma reeducação alimentar, mudar um relacionamento que não está fazendo bem, na família, no trabalho, mudar de local de trabalho ou profissão, seja qual for a mudança a que você deseja fazer, existe um segredo para que isso aconteça de forma mais fácil, mais leve, menos dolorosa.


Para que o processo de mudança ocorra é preciso alinhar as nossas INTENÇÕES com os nossos COMPORTAMENTOS, isso exigirá da nossa parte FOCO, direcionar toda a nossa ENERGIA na direção correta.


O teu CORPO segue a tua MENTE, a sua mente é alimentada pelas suas EXPERIÊNCIAS do passado, sejam boas ou ruins, e isso é o que modela o teu FUTURO.


Atualmente as pessoas vivem no modo sobrevivência, é tudo muito automático, não prestam atenção nos seus pensamentos, sentimentos, nas suas ações, decisões, tudo está no automático, esse padrão(modo sobrevivência) libera hormônios do stress constantemente e faz com que a mente e o corpo entrem em desequilíbrio.


Os hormônios do stress(cortisol, adrenalina, etc.), são altamente viciantes, por isso o ser humano busca cada vez mais atividades, cada vez mais compromissos, lotam suas agendas, não dão descanso para a mente nem para o corpo, precisam desses hormônios para viver, pois a mente e o corpo já viciaram neles.


Quando passamos longos períodos nesse estado, nosso corpo começa a desenvolver doenças, vemos nas pesquisas o aumenta drástico dos casos de doenças graves como nunca houve na história, principalmente doenças cardíacas e psiquiátricas.


 

"Todo pensamento gera uma emoção que vem acompanhada de um Neuropeptídio, um Neurotransmissor, uma química que é a conversa entre cérebro e corpo."

Eles levam uma mensagem do cérebro para o corpo, que libera uma determinada química que são os hormônios , essa química é a emoção em ação no corpo, você sente e pode sentir várias emoções, pode sentir medo ou coragem, alegria ou tristeza, força ou fraqueza, se sentir capaz ou incapaz, etc.


O teu corpo experimenta, sente, o que a tua mente percebe, tudo isso através do pensamento que você teve, esse processo chamamos de experiência, todas as suas experiências passam por esse processo.



 

"Todas as suas experiências fizeram a sua história de vida é o que fez você ser você,"

A cada processo desse, a cada experiência dessa, você condiciona a sua mente e o seu corpo, criamos um padrão e esse padrão se repete, até que se consiga fazer uma transformação uma mudança desse padrão.


Por isso tem pessoas que vivem grande parte da sua vida em sofrimento, tristezas, relacionamentos destrutivos, trabalhos que não lhe dão satisfação nem remuneração adequada, doenças que se repetem, etc.


Atualmente o teu corpo e a tua mente aprenderam a fazer a mesma coisa, da mesma forma durante muito tempo, e você não precisa se esforçar para isso.


E aqui está o grande segredo, mudar esses padrões para que a nossa mente e o nosso corpo trabalhem ao nosso favor sem que a gente precise se esforçar para isso. E tem que existir uma repetição até que isso se torne natural.


Para o cérebro assimilar um novo comportamento e precisa de repetição, a repetição vai criar novas redes neurais, novas conexões sinápticas, daí teremos uma transformação, as mudanças que desejamos.



O grande problema é que todos os dias quando acordamos temos os mesmos pensamentos, os mesmos sentimentos e as mesmas ações, 95% do nosso dia estamos no modo automático, não tem como conseguirmos mudanças sem sairmos do modo automático, precisamos parar para pensar o que pensamos o que sentimos e as ações que tomamos durante o dia.


A Nova Ciência nos ensina que o processo de mudança passa por diversas áreaa: Física Quântica, Neurociência, Neuroendocrinologia, Psicoimunologia e Epigenética.


A cada novo pensamento, novo sentimento, novas emoções o cérebro começa a disparar novas sinapses, novas conexões são feitas, novos neurônios são criados, novos caminhos e novas possibilidades para a transformação que desejamos.


O teu cérebro é o hardware, a tua mente é o software, e, a tua mente e cérebro em ação vão trazer as transformações.


Se conseguir fazer com que o seu comportamento corresponda às tuas intenções , que as tuas ações estejam coerentes com os teus pensamentos, fará com que a tua mente e o teu corpo trabalhem em harmonia.


Normalmente o que acontece é que você tem uma intenção, mas teus pensamentos fazem com que as suas ações sejam diferentes, e aí não consegue o resultado que deseja, pois não existiu a harmonia entre os pensamentos, a intenção e o corpo, é a emoção que leva para a ação.


Precisamos verificar nossos pensamentos constantemente, perceber se estão muito presos ao passado, se tenho muitos pensamentos de medo, se estão muito no passado ou no futuro, pois isso te tira do presente e é no presente que o processo de transformação acontece.


Precisamos acionar a nossa parte frontal do cérebro, que é onde a magia acontece, a criatividade, a razão, a lógica, a inteligência. Quando estamos com pensamentos disfuncionais, estamos trabalhando o sistema límbico, responsável pelas respostas emocionais, E quando as emoções estão falando mais alto, não é possível raciocinar para tomar decisões corretas, ações mais assertivas, por isso precisamos mudar essa chave.




O cérebro não sabe a diferença entre o real e o imaginário, então tudo que pensamos intencionamos, sentimos, para ele é sempre no presente, e sempre é real.


Devemos trabalhar com perguntas abertas para estimular nosso cérebro frontal a buscar respostas, ele é o CEO , o chefe, o Maestro da Orquestra, e ele começa a estimular outras partes do cérebro.


Exemplos de perguntas abertas para seu cérebro buscar respostas:


  • O que eu quero fazer na minha vida?

  • Quero saúde?

  • Quero riqueza?

  • Quero um trabalho que me dê alegria e que eu seja bem remunerado por isso?

  • Quero relações saudáveis?


Quando eu começo a pensar nessas respostas, meu cérebro traz essas respostas, e eu faço uma imagem mental disso, começa todo aquele processo que expliquei anteriormente do pensamento da química e da resposta no meu corpo, E como ele não sabe a diferença entre o real e imaginário e para ele não existe tempo passado ou presente, é como se tivesse acontecendo agora em minha vida.


Nesse momento os meus átomos, moléculas, células, tecidos, órgãos e sistemas começam a vivenciar esta experiência. O meu DNA é alterado, os genes se alteram, eu começo a criar o meu futuro, o processo de transformação foi concluído, o download de um novo padrão foi executado com êxito.


Quando você começa a SENTIR no seu interior você começa alterar o seu EXTERIOR, o mundo ao seu redor.


Aguarde o próximo artigo no próximo mês que eu vou te ensinar a realizar esse processo.









24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo