top of page
Buscar
  • Foto do escritorRosângela Godo

Você acha difícil mudar um hábito?

Aprenda ter resistência mental para mudar hábitos que não te ajudam e te atrapalham.

Não é NADA fácil mudar hábitos.

  • Deixar o sedentarismo de lado ou passar a se alimentar melhor. Se alguém disse que seria, provavelmente ENGANOU você.

  • Não é fácil, depois de um dia corrido e estressante de trabalho, você sentar e organizar a rotina do outro dia.

  • Não é fácil acordar às 5 da manhã para treinar.

  • Também não é fácil escolher uma fruta em vez de um chocolate no meio da tarde, diante de um turbilhão de coisas para resolver.

  • Não é fácil chegar em casa à noite, morrendo de fome, e preparar uma salada e um frango grelhado em vez de pedir uma pizza ou um hambúrguer.

  • Cuidar do seu corpo e ser saudável não é fácil.

 

Mas saiba que é algo extremamente necessário, e o desejo de mudança deve vir disso.

É difícil estar todos os dias motivado.

Por isso, para ter bons hábitos temos de ter, acima de tudo, disciplina.

Veja o exemplo de atletas amadores (que não vivem do esporte) que, faça chuva ou sol, estão lá, treinando.


Como eles conseguem?

Um dos caminhos para a persistência e para atingir nossas metas é a RESISTÊNCIA MENTAL, que se refere à resiliência e à força que as pessoas possuem para lutar e vencer.

É essa resistência que faz com que superemos o cansaço em uma corrida longa, continuemos por mais uma repetição na musculação quando estamos acabados.

Resistência mental, se refere à resiliência e à força que as pessoas possuem para lutar e vencer.

Há um debate entre os pesquisadores sobre exatamente como definir a resistência mental, incluindo o que ela implica e as áreas da vida às quais se aplica. Alguns especialistas sugerem que a resistência mental deve ser restrita ao campo dos esportes, enquanto outros acreditam que é uma qualidade mais geral que afeta muitas outras áreas da vida.


No livro "Developing Mental Toughness", Peter Clough e Doug Strycharczyk definem a resistência mental como "a qualidade que determina em grande parte como as pessoas lidam efetivamente com desafios, estressores e pressões, independentemente das circunstâncias predominantes".


Eles ressaltam quatro componentes importantes para alguém ser resiliente:


  1. Encarar o desafio como oportunidades, em vez de obstáculos;

  2. Crer no controle de seu destino e da sua vida;

  3. Ter comprometimento em cumprir tarefas;

  4. E confiar em sua capacidade de sucesso.


As evidências apontam que a resistência mental tem uma forte ligação genética. Mas, embora algumas pessoas pareçam ter a resistência mental de forma bastante natural, estudos sugerem que ela também é uma habilidade que pode ser aprendida e fortalecida; sendo que o treinamento certamente é uma forma de adquirir essas habilidades.

 

É só observarmos a implementação de um hábito e como aquela nova rotina torna-se regrada quando repetimos, ligando muitas vezes no automático e, até mesmo, estabelecendo uma relação satisfatória com nosso "eu", gerando algo como: "Poxa! Cumpri!"

MAS COMO AUMENTAR SUA RESISTÊNCIA MENTAL?


  • Acredite na sua capacidade de alcançar seus objetivos

Pessoas mentalmente fortes não apenas pensam que podem ser bem-sucedidas, mas sabem que podem. Se você está tentando perder peso, abandonar um hábito ruim, correr uma maratona, se destacar em sua carreira, acreditar em si mesmo é essencial. Se autoencoraje. Você sabe que é capaz.

 
  • Concentre-se em motivações intrínsecas em vez de em recompensas externas

Se você começar a analisar pessoas que perseveram e continuam prosperando, verá que elas são, em sua maioria, pessoas que se mantêm motivadas por uma força interna, envolvendo realizar as coisas por si mesmas. Essas motivações levam as pessoas a fazerem melhor, esforçarem-se mais, serem mais fortes e verem até onde podem ir. Dessa forma, pessoas mentalmente fortes não se concentram nas possíveis recompensas que podem esperar no final de um desafio. Elas enxergam a superação de desafios como recompensadora por si só.

 
  • Não deixe os contratempos lhe derrubarem

Em vez de ficar desanimado, concentre-se em construir a determinação para superar o desafio e alcançar seus objetivos. Em um estudo de 2010, com atletas femininas de elite, muitas participantes sugeriram que a resistência mental geralmente se desenvolve a partir de experiências negativas e das dificuldades.

 
  • Seja autodirigido

Crie o seu roteiro, brife o seu dia. Assim, você será capaz de dirigir sua vida para o caminho que deseja. Ao estabelecer metas, criar estratégias de como conquistá-las e tomar a iniciativa de atingi-las, com certeza você será capaz de obter o que deseja na vida.

 
  • Mantenha o foco diante da distração

Pessoas mentalmente fortes são capazes de manter seu senso de direção e continuar trabalhando em direção a seus objetivos diante das distrações. Quando você sentir que está perdendo o foco, procure maneiras de voltar aos trilhos.

 
  • Entenda que haverá altos e baixos na vida

De acordo com estudos, a adversidade e a competição podem ajudar a promover a resistência mental. É somente diante de grandes dificuldades que as pessoas aprendem do que são realmente capazes.

 
  • Mantenha seu senso de controle

Em vez de atribuir seus fracassos ou sucessos a forças externas, mantenha o controle interno. Acredite que tem um papel ativo na criação de suas próprias vitórias.

 
  • Persista, mesmo quando for difícil

A lição dos melhores atletas do mundo é que, embora os contratempos sejam difíceis, manter seus compromissos ajuda você a obter as lições e a experiência necessárias para ter sucesso no futuro. Isso ensina sobre seus pontos fortes, torna-o consciente de suas fraquezas e ajuda você a perceber que os obstáculos e até mesmo os fracassos não significam desastres, desde que você se espoja e continue.

 
  • Encontre suporte

Procure pessoas que você admira para ajudar a incutir esses sentimentos de trabalho duro, determinação, coragem e positividade. Procure pessoas que vão contribuir para o seu sucesso e encorajá-lo a alcançar seus objetivos. Encontre mentores e procure pessoas que exalem resistência mental, para ajudar a inspirar o desenvolvimento dessa habilidade mental em sua própria vida.


Que fique claro que tudo isso pode envolver dar passos todos os dias para alcançar seus objetivos, mesmo quando eles parecerem distantes e você estiver desmotivado.

Ser mentalmente forte não é algo que acontece de repente; trata-se mais de hábitos diários que ajudam as pessoas a enfrentar os tempos difíceis para realizar suas ambições.


Fonte:https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paola-machado/2022/09/13/resistencia-mental.htm



10 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page