PNL – Programação Neuro Linguística
A PNL é como um manual de instruções para a mente. É conhecida como “a fórmula da excelência humana”. Trata-se de uma ferramenta comportamental altamente eficaz, capaz de curar fobias, diminuir ansiedade, reduzir estresse e superar neuroses, permitindo também melhorar as relações com os outros e com você mesmo. Além de superar dificuldades, a PNL permite que você modele pessoas bem-sucedidas para conseguir realizar todos os seus objetivos. E, uma vez ciente da sua capacidade, você poderá descobrir que é melhor do que pensa em diferentes áreas da sua vida, trazendo a tona toda capacidade do ser humano, "ela desperta a melhor versão de você".
A PNL resume-se em três pilares:
P = Programação pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador: o cérebro é o “hardware”, enquanto a mente, os pensamentos e os comportamentos compõem o “software”, ou seja, o programa que define como o computador interpreta os dados recebidos.
N = Neuro remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos.
L = Linguística refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbal.
A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam e como criamos nossos pensamentos, estados emocionais, e comportamentos. Em outras palavras ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos.
Ensina a descobrir e utilizar programas que nosso cérebro executa, nossa comunicação conosco e com os outros, tudo o que precisamos já está dentro de nós, basta saber acessar e usar a nosso favor, com essa ferramenta mudamos padrões de comportamento aumentamos a autoestima; nos ajuda a tomar decisões mais acertadas e organizar-se para realizá-las. Isso porque permite que seus praticantes “reprogramem” a mente, substituindo falhas de programação gerados no passado.
Organiza tudo que vemos, ouvimos, sentimos e arquivamos em nosso cérebro, trabalha a linguagem e os outros sistemas de comunicação não verbal (palavras, sons, sentimentos, sabores, aromas, figuras), usando nossos cinco sentidos:
-
Visão
-
Audição
-
Olfato
-
Paladar
-
Tato
-
Cinestesia (sensações do corpo que engloba todos os tipos de sentimentos, inclusive os táteis, viscerais e emocionais)
Vale lembrar que a força essencial da vida está dentro do nosso corpo, e não fora dele.
" O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo.
Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento." (Skinner, 1974)