PNL – Programação Neuro Linguística

A PNL é como um manual de instruções para a mente. É conhecida como “a fórmula da excelência humana”. Trata-se de uma ferramenta comportamental altamente eficaz, capaz de curar fobias, diminuir ansiedade, reduzir estresse e superar neuroses, permitindo também melhorar as relações com os outros e com você mesmo. Além de superar dificuldades, a PNL permite que você modele pessoas bem-sucedidas para conseguir realizar todos os seus objetivos. E, uma vez ciente da sua capacidade, você poderá descobrir que é melhor do que pensa em diferentes áreas da sua vida, trazendo a tona toda capacidade do ser humano, "ela desperta a melhor versão de você".

pnl.jpg

A PNL resume-se em três pilares:

 

P = Programação pode ser entendido como uma comparação entre a mente humana e um computador: o cérebro é o “hardware”, enquanto a mente, os pensamentos e os comportamentos compõem o “software”, ou seja, o programa que define como o computador interpreta os dados recebidos.

 

N = Neuro remete à mente, onde processamos nossas experiências por meio dos cinco sentidos.

 

L = Linguística refere-se à linguagem ou a outras formas de comunicação não verbal.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam e como criamos nossos pensamentos, estados emocionais, e comportamentos. Em outras palavras ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar para atingir seus objetivos.

 

Ensina a descobrir e utilizar programas que nosso cérebro executa, nossa comunicação conosco e com os outros, tudo o que precisamos já está dentro de nós, basta saber acessar e usar a nosso favor, com essa ferramenta mudamos padrões de comportamento aumentamos a autoestima; nos ajuda a tomar decisões mais acertadas e organizar-se para realizá-las. Isso porque permite que seus praticantes “reprogramem” a mente, substituindo  falhas de programação gerados no passado.

 

Organiza tudo que vemos, ouvimos, sentimos e arquivamos em nosso cérebro, trabalha a linguagem e os outros sistemas de comunicação não verbal (palavras, sons, sentimentos, sabores, aromas, figuras), usando nossos cinco sentidos:

 

  • Visão

  • Audição

  • Olfato

  • Paladar

  • Tato

  • Cinestesia (sensações do corpo que engloba todos os tipos de sentimentos, inclusive os táteis, viscerais e emocionais)

 

Vale lembrar que a força essencial da vida está dentro do nosso corpo, e não fora dele.

lapis (1).jpg

" O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo.

Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento."  (Skinner, 1974)

Image by Simon Rae

" Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” 

Carl Jung